segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Metal selvagem 2011: Depois da tempestade sempre sai o sol

( Resenha do dia 29/07 sexta)

Por: Nonoca

Fechando a programação do “Mês do Rock” ocorreu nos dias 29 e 30 de julho a 4ª edição do “ Metal Selvagem” no Point do Zely ambiente bucólico agradável repleto de arbóreas (chácara localizada na Estrada do Quixadá km 3.5- Rio branco-AC). Que reuniu uma variedade de atores sociais e excelentes bandas das cenas “metálicas” do Acre, Amazonas y Rondônia. Socialização essa que se estendeu na madrugada de sexta com o torneio “Campeonato selvagem de futebol”. É de se destacar também o acolhimento e a presteza do proprietário (Sr. Zely e família).

Evento realizado pela galera do Centro de Rock e Heavy Metal do Acre- CROHMA com o apoio da Associação de Músicos e Bandas do Estado do Acre- AMBRAC, mas participação de colaboradores envolvidos direta ou indiretamente com a cena.

Cedo da tarde já era visível a presença do público nas dependências do local com seus apetrechos: barracas, colchonetes, redes, “over drives”(pinga, cervejas, conhaques)... em punho procurando o melhor local pra se acomodar ( de preferência em baixo da mais frondosa árvore hehe). Enquanto isso a equipe de som disponibilizava os altos falantes para os presentes plugarem seus set list (som ambiente) com o melhor do heavy metal.

Seguindo as diretrizes da proposta do CROHMA de ser um espaço que “fomenta desde estão a fruição cultural no segmento que se propõe” seja o rock n´ roll e suas guinadas, subgêneros... o heavy metal e todo seu guarda- chuva. Foi um evento multifacetado tanto musicalmente, como liricamente. Tivemos a reverberação de sons desde o velho rock n´ roll, do Punk Hardcore, até o Death, Thrash, metal core, Heavy tradicional, Gótico metal, entre outros, nestes dois dias de verdadeira “catarse” sonora.

Mas toda essa festa (evento cujo “projeto principal é a realização anual desde 2008...em caráter ininterrupto” fora ameaçado e quase foi por água à baixo devido a uns pequenos conflitos isolados de uns atores que decidiram resolver seus problemas pessoais, infantis (brigas tribais) no Metal Selvagem 2011 e com isso conspurcar o evento e as pessoas que estão envolvidos com essa cultura a décadas. A qual é de se destacar que nunca houve qualquer registro de incidentes, brigas dessa natureza nesse universo entorno do Heavy metal no Estado do Acre, aliás um dos poucos lugares aonde inexiste conflitos tribais ( não queremos dizer que o heavy metal é uma cena ilibada, pois vivemos numa sociedade desigual e contraditória e não estamos isentos de conflitos, contradições). Como sempre alguém é responsabilizado, sofrerá sanções, a organização do evento têm que tomar algumas medidas estratégicas nos próximos eventos como efeito de precaução (mesmo vivenciando uma cena familiar, como a nossa). Uma sugestão! otimizar assessoria as bandas no palco ( uma nobre aguazinha...; alguns integrantes do Infection(AM) foram imolados durante sua apresentação por alguns exaltados da plateia). Lamentável mais sempre têm esses personagens na cena.

Foi lamentável o(s) episódio(s), mas não estragaram a festa...que fluiu até o amanhecer, ao nascer do sol com o Discórdia pa40 e cry junção das bandas Discórdia, Guerrila PA44 e Silver cry ganhando o torneio “Campeonato selvagem de futebol 2011”.

Mas vamos ao que interessa- o evento sonoro. A primeira banda a subir no palco (ops! que palco! massa, horizontal perto da galera) do Metal Selvagem 2011 em seu primeiro dia fora a Violação anal (AC) que teve sua apresentação interrompida devido ao conflito acima referido, mas logo voltara e mandaram seu punk hard core old school autoral na veia repleto de mensagens sociais e políticas entre outros temas nebulosos. Foi uma apresentação energética típica do estilo, de Roberto- vocal, Sebastian- baixo, Robson-batera, Douglas-guitar .

A energia continuou com a apresentação em seguida do rock n´ roll da Maria Joana(AC), Jossam e cia. levando os fâs de Motor Head a loucura quando a banda executara uma música da mesma. Maria Joana também tocou alguns sons autorais, como o blues “Maria Joana” além de cover da banda Velhas virgens, entre outros, finalizando sua apresentação.

A “agressão extrema” logo vinhera ao palco selvagem com o Infected Hate (AC) anteriormente denominada Infernal hate galera que vem se consolidando na cena local, formada em 2010. Fizeram umas das melhores apresentações da noite desse 1º dia (de acordo com minha humilde opinião). Seu Thrash metal fortíssimo levou o público ao pogo com músicas autorais e cover imortais de representantes do thrash metal mundial como Slayer, a qual tocaram uma das músicas mais controversas já compostas pelo universo do metal “Angel of death”, Kreator com “Extreme agressión”. Rodrigo (Bocão) vem se destacando como front man com seu vocal poderoso a cada dia, sem falar nas guitarras de Júnior e Werbsson e seus riffs rápidos e pesados e a pegada de batera de Wendeu. Para a saudade do pessoal das antigas a apresentação se encerrou com uma deixa de quero mais. Quem não conhece tem que conhecer e ouvir essa banda!”.

Logo após sobe ao palco umas das bandas mais antigas da cena metallica local liderada pelo front man Renato (vocal y guitar base), Lucas (lead guitar)... -a Metal Live. Mandaram seu metal nas veias do old school, muita riffeira e levadas típicas desse estilo. Mandaram seu set list com muita propriedade, dada a bagagem dos mesmos.

Insurge o Born Hell (AC) banda reformulada recentemente agora com o adendo de Victor patife – batera (Raw Ride) levaram os amantes do Thrash oitentista à loucura quando a mesma fez chover uma série de cover da época tais como as conhecidíssimas “arise” e “troops of doom” do Sepultura entre outros do Sodom..e próprias. Boa apresentação dessa galera!

Sugestivo nome Hatred! (AC) Fez uma das melhores apresentação da noite, impactou a galera com sua sonoridade coesa, pesada (um mix de Arch enemy, Cadaveria, etc...)que conseguiu envolver o público presente envolto do palco para prestigiá-la. Haja vista da presença de atores com certa experiência na cena, a exemplo da front girl Aldine (ex-Dead Flower), Bala (...atual Raw ride) e os demais acredito eu, dado suas intimidades com os instrumentos. Mandaram sons autorais e encerraram sua apresentação com um ótimo cover “territory” do Sepultura. Diga-se de passagem, banda bastante tocada no festival Metal Selvagem 2011 (Além de Hatred também Scalpo, Born Hell, Infection cada qual com suas particularidades executaram Sepultura). Ótima insurgência essa da Hatred que poderá contribuir muito (se persistir) na cena Metallica local.

Finalizaram a noite de apresentações nossos vizinhos do Bedroyt (RO) e a galera do Silver Cry (AC) acompanhei suas performances de minha barraca usando outros sentidos de percepção (audição, já que estava descansando pro Campeonato selvagem, hehe). Mandaram seus set list calcado no velho e bom Hard heavy metal. Com desenvoltura e carisma mandaram seus sons autorais na veia, dado certa maturidade de alguns de seus integrantes (Carol- ex Dream Healer,vocal/Gustavo vocal e guitar da Bedroyt) e isso tudo regado de ótimos cover, como o de Megadeth executado pela galera de Porto velho. Os amantes do estilo se deliciaram com suas apresentações. (não consegui pegar os set list e respectivos nomes da galera de todas as bandas). Desculpem alguma omissão...e/ou opinião... Façam adendos!!!

Assim se encerrou as apresentações de sexta no palco do “Metal Selvagem 2011”. Que pena a não apresentação da galera da Dream Healer, Discórdia (porram!), Crystal Heart,Eis o arquiteto (e a banda do rapaz acidentado, acho que Dark Ride) – melhoras.

O sábado 30/07/11 foi destruidor! Tanto do ponto de vista das relações sociais entre as pessoas, bandas ( valeu Alexandre, James,Joãozinho, Jacobes pela força na batera da Guerrilla PA44) quanto das perfomances de bandas como a da galera do Sindicato do mal- muito bom! - Evil Syndicate (AM), do NEC(RO)- que é isso!, do old school do Infection(AM), Raw Ride, Fire, Kingdom, da Suicide Spree- nossa!, volta da Scalpo entre outros.

Queremos registrar os lançamentos (CDs) “The pigs are screaming um the night” e “Fire” respectivamente Discódia (AC) e Fire Angel(AC) no Metal Selvagem 2011. É massa vê a galera produzindo, mormente Fire Angel, já era tempo de um lançamento dessa veterana jovem banda de heavy metal. ( talvez a Fire ainda lançará oficialmente o CD). Fiquem no aguardo.

Ficamos por aqui. Esperamos que outras pessoas possam colaborar com resenhas do sábado 30/07/2011.

Valeu À todxs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...