Era um desejo antigo a união dos amantes do motociclismo e do Rock and Roll, após a apresentação da banda em papo descontraído Ricardo, líder da banda, formulou o Convite para que os Grupos Gaviões da Amazônia e Viramundo participassem do Feliz Metal, que consistia em um grande show no dia do Natal, com varias bandas de Rock de Rio Branco e Porto Velho, além de uma banda de renome nacional, e tinha como objetivo também arrecadar alimentos para famílias carentes.
Foi então que os motociclistas sugeriram que se fizesse um grande Arrastão pelos Bairros de Rio Branco, como forma de aumentar a Arrecadação de Alimentos no Feliz Metal, daí Surgiu o nome de Arrastão Solidário.
Duas semanas antes da edição do 4º Feliz Metal foi realizado o 1º Arrastão Solidário, com participação dos Grupos Gaviões da Amazônia, Viramundo Rasga Chão, Guardiões da Amazônia (hoje extinto) e organizadores do Feliz Metal. Contando ainda com a participação de vários amigos a arrecadação foi um sucesso, mais de 1500 kg de alimentos durante os dois dias do evento.
Após a apresentação do Feliz metal, foram distribuídas aproximadamente 120 sacolões na Baixada do Habitasa. A 2º e 3º edição do Arrastão Solidário acompanhou o sucesso do 1º evento, com participação marcante das comunidades do conjunto Tucumã e Universitário.
As Comunidades atendidas durante esses três anos foram, Baixada da habitasa 2008 e 2009, Wilson Ribeiro e Belo jardim em 2010, alem de Outras entidades como Lar de Amparo aos Moradores de Rua, Creches e Educandário.
Alem da oportunidade de se encontrarem os Grupos de Motociclistas tem nesse evento um sentimento especial, pois é uma forma de agradecimento a Deus por ter conduzidos os Motociclistas com segurança a de volta para casa, já que muitos motociclistas fazem varias viagem durante o ano, alguns chegando a rodar mais de 20 mil kilometros/ano, por estradas nem sempre em bom estado de conservação.
Para o Presidente do Moto Clube Gaviões da Amazônia Charbel é importante acreditar que Deus esta na Garupa de Cada motociclista, mas também cada um deve fazer sua parte, pilotando sua moto com responsabilidade.
Nesses três anos de Arrastão, alem alegria e satisfação em realizar um trabalho voluntario, é prazeroso por alguns fatos curiosos e inusitados, a começar pela irreverência de alguns, que no ano passado ao constatarem que uma certa moradora cuja residência é uma das mais bonitas do Conjunto sempre se negava a doar alguma coisa, eis que surgiu a idéia de comprar um sacolão e entregar para Cidadã, em 2009.
Em uma das ruas do Conjunto Universitário, por volta das 11:00 de um Domingo, o grupo foi surpreendido pelo Helicóptero João Donato e 4 viaturas da Policia Militar fortemente armados, segundo o Comandante da Operação a Policia teria recebido informação que vários motociclistas estavam fazendo um Arrastão nas ruas do Bairro, após os esclarecimentos os policias pediram desculpas e se retiraram.
Na edição de 2010 já tínhamos terminado a arrecadação, estávamos na saída do conjunto Universitário quando um garoto se aproxima com sua bicicleta e com sua respiração ofegante e nos oferece um balanço para ser entregue a uma criança carente, atitudes como esta nos dão a certeza que estamos no caminho certo.
Eduardo A. Charbel
Presidente Regional do Moto Clube Gaviões da Amazônia