quinta-feira, 18 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ex-vocalista do Iron Maiden realiza show histórico no Acre em abril

Criada em meados da década de 70, a banda inglesa saiu dos pubs para conquistar os palcos dos cinco continentes

vocalista-1
Blaze Bayley trará a Rio Branco show Promisse and Terror (Foto: Reprodução/A Gazeta)
Das terras gélidas do Velho Continente para o calor úmido da Floresta Amazônica. Essa será a mudança brusca de temperatura pela qual passará Blaze Bayley. Em abril, o Acre será palco do show do ex-vocalista daquela que é considerada uma das maiores bandas do mundo, o Iron Maiden. Rio Branco entrou no seleto grupo das cidades brasileiras que receberá a atual turnê de Blaze, Promise and Terror.

Para conhecer um pouco de Blaze Bayley, é necessário fazer uma síntese do Iron Maiden. Criada em meados da década de 70, essa banda inglesa saiu dos pubs para conquistar os palcos dos cinco continentes. Aonde vai, seus shows reúnem multidões e mais multidões. Fãs de todas as idades, das mais diferentes gerações, fazem qualquer sacrifico para ver a “dama de ferro” se apresentar. À frente do vocal sempre esteve Bruce Dickinson, que com sua perfomance única, além de uma voz inconfundível, cativou ainda mais o público e, lógico, a crítica.

O Iron Maiden entrou na década de 1980 e início de 1990 com um sucesso estrondoso. O lançamento de sucessivos álbuns clássicos mostrava todo o seu potencial. A partir da metade dos anos 90 veio o susto. Bruce deixa a banda e decide seguir carreira solo. O Iron ficou órfão. Quem substituiria Bruce? Seria o fim da banda? Não. É nesse contexto que surge Blaze Bayley. A sua missão não era nada fácil. Bruce era, e é, um dos símbolos do Iron Maiden.

Conseguiria Blaze cumprir a missão? Essas e tantas outras questões foram levantadas à época. A resposta veio com o álbum The X Factor, de 1995. A dama de ferro manteve seu som, mudando somente a voz. O CD ganhou elogios e, como não poderia deixar de ser, críticas. Para quem estava acostumado a ouvir a voz de Bruce, a do novo vocalista soou tão agradável aos ouvidos.

Três anos depois Blaze volta a gravar com o Iron e lança Virtual XI. A participação dele acaba por aí. Bruce retorna ao lar e Blaze Bayley decidiu seguir caminho com as próprias pernas. Afinal, ele tinha a seu favor a passagem, mesmo que efêmera, por uma banda ova-cionada ao redor do Planeta. De 2000 para cá, ele montou uma banda, que leva seu primeiro nome, e vem ganhando espaço no cenário internacional. Em 2010, ele lançou o álbum Promise and Terror.

Para apresentá-lo ao mundo, Blaze realiza uma turnê com o mesmo nome do álbum. Rio Branco, a pequena Capital da Amazônia, está no roteiro de Blaze Bayley. O show será no dia 4 de abril e, certamente, é um evento para marcar a cidade. Será a primeira atração internacional a tocar nas Terras de Gálvez. Uma apresentação única. O ex-vocalista do Iron Maiden sai da Terra da Rainha para um show histórico na Terra do Mapinguari.

Fabio Pontes, do Jornal A Gazeta
Dom, 14 de Março de 2010 11:37

http://www.agazeta.net/index.php?option=com_content&view=article&id=12753:ex-vocalista-do-iron-maiden-realiza-show-historico-no-acre-em-abril&catid=33:entretenimento&Itemid=150

segunda-feira, 1 de março de 2010

Blaze Bayley: Wolfsbane, Iron Maiden e Blaze Bayley Band







Blaze Bayley



BLAZE BAYLEY é um dos vocalistas de Heavy Metal mais conhecidos do mundo, que chegou ao posto de frontman do Iron Maiden.

"Blaze" era um vocalista praticamente desconhecido da banda Wolfsbane, a qual nunca chegou a sair do underground, mesmo tendo lançado o "Live Fast, Die Fast", considerado um álbum impressionante pela crítica. Ele foi contratado pela banda Iron Maiden assim que Bruce Dickinson saiu.

Em 1995 Blaze, junto com o Iron Maiden, lançou o brilhante THE X FACTOR, um álbum sombrio, devido a fase que Steve Harris - dono e líder da banda - tinha passado. Blaze atingiu admiráveis performances vocais, como em Sign of the Cross, Lord of the Flies, Fortunes of War e Blood on the World's Hands. A música Man on the Edge fez sucesso mundial. Mas por incrível que pareça, a recepção a ele e ao novo album não foi das melhores. O Iron Maiden iniciou a "The X factour", e no palco a banda demonstrava garra e vontade invejável. Blaze, entretanto, não tomava a liderança da banda no palco, por algum motivo não sabido.

Em 1998, se iniciaram as gravações do disco VIRTUAL XI, com temas futuristas e dedicados a Copa do Mundo de futebol. Com um maior astral, o CD mostrou grandes clássicos , como Futureal e The Clansman. Porém, a recepção ao CD foi completamente negativa. Houve boatos de que a banda estava para acabar. Mas em 1999, a Rock Brigade - revista musical - anunciou a saída de Blaze Bayley do Iron Maiden para a volta de Adrian Smith e Bruce Dickinson, fato que logo em seguida foi confirmado oficialmente. O Iron Maiden lançou o album Brave New World. Especulou-se que algumas músicas do referido disco do Iron Maiden foram escritas por Blaze Bayley, o qual confirmou a informação anos mais tarde.

Blaze Bayley em concerto em Estocolmo.

Logo após a demissão, Blaze decidiu seguir em carreira solo. Então realizou um concurso para selecionar os novos membros de sua banda solo. Músicos de vários países enviaram tapes, mas BAYLEY optou por músicos britânicos de extrema competência.

E em maio de 2000, foi lançado o primeiro trabalho solo da banda, intitulada simplesmente BLAZE. Trata-se do album SILICON MESSIAH, cuja temática envolve a inteligência artificial e o mundo do silício. O disco é absolutamente incrível. Suas características marcantes são as guitarras pesadas, a bateria direta, baixo de primeira linha e Blaze cantando admiravelmente bem. Alguns críticos chegaram a eleger como um clássico de todo o Heavy Metal, o que dependendo do ponto de vista não é exagero diante do conteúdo do trabalho. Destaque para as canções Stare at the Sun, The Launch, Ghost in the Machine, Born as Stranger e The Brave.A banda era formada, além de Blaze, por John Slater e Steve Wray nas guitarras, Rob Naylor no baixo e Jeff Singer na bateria.

Em 2002 Blaze lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado TENTH DIMENSION. Novamente a banda, com a mesma formação, lançou um album impressionante. Todas as faixas do disco são excelentes. O album parece ser uma continuação do atecessor Silicon Messiah. O nome do disco e as letras das músicas estão diretamente ligadas ao estudo da física quântica e ao conhecimento secreto que cientistas e autoridades possuem sobre o mundo em que vivemos. Para o disco, os homens não conhecem a realidade, que é camuflada por um discurso declarado. Neste álbum possuem notável relevância clássicos como Stranger to the Light, Speed of light, Kill And Destroy e a faixa título.

Após grande sucesso na Europa, Blaze decidiu gravar seu 1º álbum ao vivo, intitulado AS LIVE AS IT GETS, com os clássicos acima citados, algumas músicas que gravou com o Iron Maiden, como Sign Of The Cross, Futureal e Vírus, entre outras, inclusive com canções da sua primeira banda, o Wolfsbane.

Em meados de 2003 o baterista Jeff Singer saiu da banda. Logo depois o baixista Rob Naylor deixou a banda sob o argumento de que não se entrosou com o novo baterista contratado. Blaze contratou novos músicos: Wayne Banks para o baixo e Jason Bowld para a bateria. Na sequência, com os novos integrantes, foi lançado em meados de 2004 o álbum BLOOD & BELIEF. Certamente um álbum muito bom, entretanto, não trazia consigo a mesma genealidade dos dois primeiros discos (Silicon Messiah e Tenth Dimension). O disco é uma auto biografia das dificuldades suportadas por Blaze, em relação a sua vida pessoal: problemas com o alcoolismo, separação da esposa, demissão de músicos da banda, problemas com o produtor, etc. Nas músicas Blaze conta como os problemas aconteceram a como os superou. Destaque para as músicas Ten Seconds,Alive e Hollow Head e Soundtrack of my life.

O ano de 2004 foi muito dificil para Blaze pois a formação da banda estava sendo constantemente alterada e, depois de alguns shows para promoção do album Blood and Belief,todos os membros saíram. Blaze contratou músicos para realizarem a turnê: o baixista Nick Douglas (Doro), os guitarristas Oliver Palotai (Uli Jon Roth), Luca Princiotta (The Clairvoyants), o baterista Daniel Loeble(RAWHEAD REXX). Em 2006, após muitas brigas internas, contratações e demissões - iclusive do empresário -, Blaze rompeu com todos os membros e contratou um novo empresário.

2007: Blaze reuniu alguns músicos provisórios - pois não tinha mais uma banda formada neste ano - e gravou o DVD ALIVE IN POLAND. Trata-se de um registro gravado no mês de agosto, com 15 canções dentre elas boas velharias como “Man On The Edge”, “Virus” e “Sign Of The Cross, além de trazer várias de seus três discos antecessores. O DVD consegue suprir qualquer ausência na carreira solo de Blaze Bayley. Alguns dos músicos contratados não eram bons, principalmente o baterista, deixando lacunas na gravação, mas nada suficiente par afetar a brilhante e indiscutível performance de Blaze.

Mas o melhor estava por vir: em 2008, com um novo empresário e com novos integrantes Blaze decidiu mudar o nome da banda de "BLAZE" para "BLAZE BAYLEY". Lançou então o incrível álbum THE MAN WHO WOULD NOT DIE, o qual dispensa apresentações. É sem dúvida um dos maiores clássicos do Heavy Metal contemporâneo, marcado por músicas rápidas, pesadas e com muita emoção. A energia da banda é admirável. Este disco gerou grande repercussão no mundo todo, e foi considerado pela crítica um dos melhores lançamentos dos últimos 10 anos do Heavy Metal. Destaque para as faixas Robot, Blackmailer, Smile Back at Death, Samurai e, é claro, a conhecida The Man Who Would Not Die. Curto e grosso: o album é absolutamente fantástico. Os novos integrantes da banda que participaram da criação deste disco são: Nicolas Bermudez e Jay Walsh nas guitarras, David Bermudez no baixo e Lawrence Paterson na bateria.

Em 2010 é lançado o disco PROMISSE AND TERROR. A formação dos músicos é a mesma. Houve uma promoção de lançamento do disco na Grécia. A turnê para divulgação do disco se iniciou em fevereiro. As músicas Watching the Night Sky, Madness and Sorrow, 1633, God of Speed, City of Bones, Faceless e Surround by Sadness são maravilhos, e com certeza, são novos clássicos do heavy metal, a serem absorvidos e internalizados pelos fans e admiradores deste estilo musical.

Blaze Bayley mostra que está mais vivo do que nunca, esbanja vigor nas apresentações ao vivo e faz com que quem um dia já rotulou como fraco seu trabalho, dê a mão a palmatória.

Turnês

  • Silicon Messiah World Tour 2000-01
  • Tenth Dimension World Tour 2002-03
  • Blood and Belief Tour 2004
  • Blaze Lives! (shows sem turnê de promoção de nenhum album)2005-06
  • The Tour that Will Not Die 2007-09

Discografia

Com o Wolfsbane

  • Live Fast, Die Fast (1989)
  • All Hell's Breaking Loose Down at Little Kathy Wilson's Place (1990)
  • Down Fall The Good Guys (1991)
  • Massive Noise Injection (1993)
  • Wolfsbane (1994)

Com o Iron Maiden

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaze_Bayley


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...